Sabe como criar um posto de trabalho inspirador e produtivo em casa?

20-04-2020

A grande vantagem de trabalhar remotamente é a capacidade de realizar tarefas em qualquer lugar, desde que exista uma ligação à internet.

Há uma grande diferença entre trabalhar no sofá com o portável no colo e criar um espaço de trabalho inspirador e produtivo em casa. Uma das preocupações das empresas prende-se com a produtividade, é também evidente que vários estudos mostram um aumento de 13,5% na produtividade com teletrabalho. Deste modo, criar um espaço em casa que potencie a eficiência e eficácia no trabalho, torna-se fundamental. Alguns dos aspetos a ter em consideração quando se cria um posto de trabalho, em casa, são:


1. Escolha um espaço

Um espaço com pouco de ruído ajuda a diminuir as distrações, aumentando a concentração e, consequentemente, a criatividade.

Como é possível manter a produtividade sem um escritório, onde se possa fechar a porta e trabalhar concentrado? Pois bem, a resposta é simples, da mesma forma que se consegue trabalhar num open office com mil coisas acontecer ao mesmo tempo. Um par de fones nos ouvidos e de repente há uma escapadela para o seu pequeno mundo de música e produtividade.

2. Organize o posto de trabalho

Para manter a ordem faça um esforço para começar a trabalhar, todos os dias, num espaço físico e um estado mental organizados. Isso significa, por um lado, reduzir a confusão no posto de trabalho e, por outro, concentrar-se num pequeno exercício de mindfulness para que o seu foco fique orientado para a tarefa de trabalho.

Na mesa apenas está o necessário para realizar as tarefas, tudo o resto é arrumado e guardado antes de iniciar. Este tempo de organização e planeamento é como se fosse o que é gasto no percurso matinal até ao trabalho. Em vez de ficar nas filas de trânsito ou andar de metro, passa dez minutos a arrumar o espaço de trabalho, antes de "entrar" e começar a sua atividade profissional.


3. Faça (e priorize) uma lista de tarefas para o dia

Esta lista permite organizar o seu trabalho e respetivos tempos de entrega. Deste modo prepara o que precisa dar resposta a curto e médio prazo. 


4. Defina um horário

O seu horário de trabalho deve ser mantido quando está em teletrabalho. Divida o seu dia em duas partes, constituídas por 3 a 4 horas, e cada uma dela representa um turno. No primeiro turno dedique algum tempo a responder a emails, isso ajuda a entrar no modo trabalho e perceber se a lista de tarefas que priorizou está adaptada, e de seguida foque a sua atenção em tarefas de maior nível de concentração e exigência. Quando iniciamos o trabalho a nossa capacidade de resposta é mais rápida e o cansaço é menor. O segundo turno, especialmente se for após uma refeição, deve conter, inicialmente, tarefas mais práticas. Não se esqueça que as pausas são basilares, uma vez que a nossa capacidade de concentração, na mesma tarefa, é de aproximadamente 45 minutos. Deste modo, as pausas servem como uma forma de descanso do cérebro para que este consiga retomar a mesma tarefa logo a seguir, sem que o nível de cansaço, no final do dia, seja significativo.


5 . Antes de iniciar as tarefas faça um pequeno exercício de meditação

Não é segredo que a meditação é uma das maiores tendências de bem-estar dos últimos anos. Geralmente custa começar, porque é difícil parar o pensamento por tempo suficiente para obter algo com isso. A verdade é que não importa se o pensamento está mais ou menos acelerado e se é capaz de limpar mente ou não. A prática em si de fechar os olhos e concentrar-se apenas na respiração é o suficiente.


Depois de ter todos estes tópicos em consideração, está pronto para iniciar o seu dia de trabalho.


Até breve,

Cláudia Almeida

© 2021 Cláudia de Almeida   |  Psicoterapeuta   |   Coach   |   Formadora   
Rua Dr Albano Sá Lima, n22 R/C,     4450-601 Matosinhos
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